Descrição sucinta da área:
A Ilha do Mel está situada na baía de Paranaguá no Estado do Paraná. Possui uma área e perímetro em torno de 2.762 ha/35 km. Dentre as ilhas da baia é aquela que mais adentra ao Oceano Atlântico. Seu relevo não ultrapassa 150m possuindo superfície plana em sua maioria e alguns pequenos morros. Compõem-se de vários ambientes florestais pertencendo a Mata Atlântica. Sua temperatura média oscila entre 17º a 25º centígrados. Sua população atual gira em torno de 1000 habitantes sendo o turismo sua principal fonte de renda.
Em 16 de maio de 1975, o Departamento do Patrimônio Histórico e Artístico do Paraná efetuou o tombamento da Ilha do Mel. Para elaboração do Plano de Uso, o extinto ITC – Instituto de Terras e Cartografia - procedeu com o levantamento topográfico do imóvel, estabelecendo as zonas de ocupação e preservação, núcleo de equipamento comunitário, áreas de acampamento e hospedaria e, finalmente, delimitou e individualizou os imóveis e benfeitorias existentes e que se encontravam sob jurisdição federal.
No ano de 1982, o serviço de patrimônio da união transferiu a administração da Ilha do Mel, por aforamento, ao estado do Paraná, quando foi criada a Estação Ecológica da Ilha do Mel, com 2.240,69 ha.
Ações significativas foram encetadas pelo ITCF – Instituto de Terras Cartografia e Florestas , entre as quais o convênio realizado com a Universidade Federal do Paraná, visando a união de esforços para a efetivação de atividades de pesquisas, atendimento de saúde, criação do escritório local do ITCF na Ilha do Mel, construção do posto Policial Florestal, construção de trapiche/atracadouros, etc….
Em 1987 o Governador do Estado do Paraná editou o Decreto criando a Comissão Executiva para assuntos da Ilha do Mel, visando a elaboração de propostas conjuntas para a melhoria da qualidade de vida da população nativa, proteção dos recursos naturais e sítios históricos, regularização e controle fundiário e organização turística. Em 1992, a Ilha do Mel foi elevada à condição de Reserva da Biosfera, garantindo assim sobrevida à exuberante flora e fauna do lugar. No ano de 2000, a Estação Ecológica da Ilha do Mel foi reconhecida pela UNESCO como Sítio do Patrimônio Natural Mundial.
Para chegar à Ilha do Mel são utilizadas embarcações que partem de Paranaguá e de Pontal do Sul, diariamente em horários regulares, com destino à Brasília ou Encantadas.
Comunidade de Nova Brasília ou Brasília Nova Brasília é o ponto de desembarque de passageiros que se dirigem à parte norte da Ilha. Com relação à população local, concentra um grande número de nativos. No local existe um campo de futebol, mercearias, escola, posto de saúde, posto policial, igrejas, bares, pousadas e restaurantes.
Comunidade do Farol A localidade do Farol caracteriza-se por ter boa infra-estrutura turística, com muitos bares, pousadas e restaurantes. O Farol das Conchas, ponto de visitação turística, fica entre a Praia de Fora e a Praia das Conchas. Ao sul da praia do Farol está localizada a Praia Grande, procurada por surfistas.
Comunidade da Fortaleza A Fortaleza é um dos locais mais tranquilos da Ilha, sendo o povoado o menor da Ilha. Recebe um grande número de turistas que visitam a Fortaleza Nossa Sra. dos Prazeres. É onde situa-se o Morro da Baleia, única elevação em meio à grande planície que constitui a parte norte da Ilha do Mel.
Comunidade de Ponta Oeste O povoado da Ponta Oeste, abriga atualmente aproximadamente uma dezena de famílias que utilizam esporadicamente o local como ponto de pesca. A região da Ponta Oeste limita-se diretamente com a área da Estação Ecológica.
Comunidade das Encantadas ou Prainha A população das Encantadas ou Prainha, localizada na parte sul da Ilha, é a mais concentrada, devido ao grande número de moradores e o pequeno espaço disponível. Conta com uma farta infra-estrutura de bares, restaurantes, pousadas e campings, havendo também uma escola, posto de saúde, um campo de futebol, telefone público e posto do Batalhão de Polícia .